Muitas pessoas confundem educação bilíngue com ensino de idiomas. A definição de bilinguismo é: “Qualidade de um indivíduo ou de uma população que utiliza corrente e alternadamente duas línguas diferentes”. A grosso modo, pode-se dizer que ao passar pela educação bilíngue e pelo ensino de idiomas a pessoa aprende uma nova língua, mas a diferença está no processo e na finalidade de cada uma dessas modalidades.
Ensino de idiomas
O ensino de idiomas, como o inglês, por exemplo, visa ensinar ao aluno uma segunda língua. Durante as aulas aprende-se regras gramaticais, ortografia, interpretação de texto e compreensão de dialetos e de pronúncias.
É muito comum que o aluno frequente aulas de idiomas poucas vezes na semana, o que torna o aprendizado menos eficaz, pois o contato com o inglês ou outra língua que se proponha a aprender ocorre basicamente na hora da aula, sem que haja um aprofundamento no aprendizado e o estímulo da fluência da língua.
Educação bilíngue
Já o ensino bilíngue possibilita que o aluno vá além do estudo das estruturas e do vocabulário de uma segunda língua. Nessa modalidade de ensino, tanto as disciplinas como a convivência no ambiente escolar ocorre em duas línguas ao mesmo tempo, o que possibilita a prática constante do novo idioma, bem como a pronúncia fluente.
No Brasil, a Maple Bear é referência em educação bilíngue. Em todas as aulas ocorre a imersão do aluno no inglês e na cultura canadense, fazendo com que o estudante esteja em contato com ela constantemente, mediante o estímulo da curiosidade e da promoção da diversidade.
Resumindo:
. Ensino de idioma – A escola ensina apenas o idioma, e não há aprofundamento.
. Ensino bilíngue – A escola ensina todas as disciplinas – como matemática, ciências, história… – em duas línguas ao mesmo tempo, estimulando o aluno a se aprofundar em um segundo idioma.
A educação bilíngue é muito importante e benéfica paras as crianças, pois estudar em um ambiente que possibilite esse tipo de ensino faz com que os alunos aprendem de maneira divertida, lúdica e inteligente. Isso sem contar que aprender e conviver com um novo idioma desde cedo é essencial para uma maior familiarização com a língua que se pretende aprender.